Fidelizar clientes é um trabalho constante e que não acontece de um dia para o outro. No entanto, algumas práticas possibilitam fidelizar clientes mais rápido do que se imagina. Isso porque toda a fidelização ocorre por meio de uma troca direta ou indireta.

Portanto, se a sua marca construir uma estratégia bem alinhada, essa troca pode ser muito recompensadora para ambos. O que, além de acelerar a fidelização, garantirá uma clientela muito mais satisfeita e motivada a comprar.

Sabendo disso, selecionamos as principais dicas de como fidelizar clientes do atacado e do varejo. Conheça cada uma delas a seguir e assegure o sucesso do seu negócio com uma base de clientes fidelizada.

1. Defina um padrão mínimo de qualidade

Preço baixo é sempre um atrativo, contudo, não é sinônimo de um bom custo-benefício. Logo, quando não há um padrão mínimo de qualidade, pode haver a frustração do cliente, reduzindo seu potencial de fidelização.

Por esse motivo, é preciso que a sua loja ofereça pelo menos o básico para satisfazer a necessidade do cliente.

Assim, mesmo que ele vá pelo mais barato, terá confiança de que a sua empresa vende produtos bons. Aumentando consequentemente a satisfação como consumidor.

2. Estimule novas compras com programas de fidelização

Sabe aquelas técnicas de preços mais baixos conforme um número determinado de compras? Pois bem, esse é um dos tipos de programas de fidelização cada vez mais utilizado pelas empresas.

Como falamos a princípio, a fidelização ocorre normalmente por meio de uma troca entre a empresa e o cliente. Nesse sentido, se a empresa oferece benefícios para os seus atuais clientes, esses clientes se sentem motivados a comprar novamente.

Dessa forma, as empresas que fazem uso desse tipo de estratégia lucram mais. Afinal das contas, 92% dos brasileiros têm interesse em programas de fidelidade. Sabendo disso, ofereça brindes e descontos para estimular novas compras. A sua empresa só tem a ganhar fazendo isso.

3. Otimize o atendimento ao cliente

De nada adianta oferecer benefícios se o atendimento ao cliente demonstra que a sua empresa não liga para os consumidores. Isso porque é necessário que o cliente se sinta valorizado pela marca. Caso contrário, fidelizar clientes vai ser uma tarefa ainda mais árdua e demorada.

A nossa sugestão é testar anonimamente o atendimento da sua empresa e verificar o nível de satisfação com pesquisas. Faça isso frequentemente para ver se tudo está em ordem.

Em situações que você note que algo precisa ser melhorado, corrija-o o quanto antes. Pois o atendimento está completamente ligado a satisfação de cada cliente.

4. Reconquiste seus clientes inativos

Muitas empresas possuem clientes que até fizeram cadastro em programas de fidelização, porém nunca mais compraram. A pergunta que você deve se fazer é: por quê?

Descubra o que fez os clientes inativos desistirem da sua empresa, para que, a partir disso, você possa definir estratégias. Não somente, após a identificação do motivo e da aplicação das correções, tente recuperá-los.

Há diversas formas para se fazer isso, como e-mail marketing, anúncios em redes sociais, entre outros. Nessa comunicação, você também pode sugerir produtos que esse consumidor já pesquisou ou, até mesmo, produtos relacionados.

5. Mantenha contato

Por fim, a principal técnica de fidelizar clientes é mantendo contato para que a sua marca não seja esquecida. Você pode criar eventos, produzir conteúdo relevante em seus canais de comunicação, investir em remarketing por anúncios, etc.

Outra forma, é sempre trabalhando essa relação com o máximo de pessoalidade. O cliente precisa saber que a empresa o reconhece. Então, chame seus clientes sempre pelo nome e demonstre o quanto que eles são importantes para a sua marca.

Esperamos ter te ajudado a conhecer técnicas que realmente contribuam na fidelização de clientes. Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos.

Bons negócios e até mais!

Faça um orçamento gratuito!

Como nos conheceu?

13 + 2 =

× Como posso ajudar?